Tulum e as Ruinas Maias

postado em: Sem categoria | 0

A península mexicana de Yucatan, onde ficam as cidades de Cancun e Playa del Carmen, é uma região que foi habitada séculos atrás pela civilização maia. As antigas cidades ocupadas por este povo agora são ruínas preservadas e tornaram-se atrações turísticas muito visitadas. Um dos sítios arqueológicos mais importantes é o de Tulum, a cidade murada que se encontra de frente para o mar do caribe mexicano. Veja neste post como é a visita a este local histórico e cheio de mistérios.

Tulum fica na Riviera Maya, 128 km ao sul de Cancún, o principal destino turístico do país. Aberto das 8h às 17h, o parque se divide em duas áreas: na entrada estão as lojas, bares e infraestrutura de apoio; depois de um trecho de 600 m que pode ser feito a pé ou de trenzinho, até a bilheteria, estendem-se as ruínas, em grandes dimensões – o Castelo, a estrutura principal, tem três pisos e 12 m de altura, em meio a jardins bem cuidados e caminhos de pedra e cascalho. É um passeio tranquilo, que pode ser feito por visitantes de qualquer idade ou preparo físico.

Em Tulum e Chichén-Itzá, as visitas guiadas duram cerca de duas horas, oferecidas no local ou por agências que transportam os turistas desde vários hotéis de Cancún e Riviera Maya. Os guias fazem a introdução possível, cronometrada, ao fascinante mundo das civilizações pré-colombianas. O México conta com 37 patrimônios culturais e naturais da humanidade (mais do que a soma dos patrimônios de Brasil e Argentina) e qualquer um deles vale bem mais do que duas horas de passeio. Ir até lá de ônibus de linha, de táxi ou carro alugado permite maior liberdade de agenda.

Tulum é um local muito, mas muito quente. Poucos minutos são o suficiente para você ficar encharcado de suor. É bem comum encontrar grupos de turistas amontoados nas poucas sombras existentes para fugir do sol e ouvir a explicação dos guias.

O protetor solar é um item obrigatório para evitar um torrão durante o passeio, assim como garrafinhas de água para hidratar. O único local para comprar comidas e bebidas é na área da chegada a Tulum, próxima ao estacionamento.

Para quem pensa em conhecer Tulum, fica a dica: combine a visita ao sítio arqueológico com o parque Xel-Há ou então com Akumal, a praia das tartarugas, pois estes locais ficam ao longo da mesma rodovia e ao retornar de Tulum você pode aproveitar para visitar algum deles.

Quer conhecer esta e outras maravilhas? Acesse nosso site e confira nossos pacotes incríveis! www.sonicotrip.com.br

Deixe uma resposta